Ultimamente temos visto aumentar a quantidade de pins (marcações) com logomarcas no Google Maps. Algumas informações dão conta que o Google exibe as marcações personalizadas de acordo com estratégias de campanhas locais, mas há pouca explicação clara sobre isso na Central de Ajuda oficial do Google. Pior, há ainda menos informação sobre como você pode se qualificar para fazer parte de uma campanha local.
Então, como você pode colocar a sua marca destacada no Google Maps?
Felizmente nós temos a resposta vinda diretamente do representante do Google, Kyle Harris.
Pins de mapa personalizados com a sua marca precisam ser pagos
Sim, infelizmente você precisa pagar para ter um pino personalizado com a sua marca no Google Maps.
Os pinos personalizados não são de graça. A personalização faz parte da estratégia de campanhas locais com anúncios pagos do Google (Google Ads).
O Google não te concede um pin personalizado eterno
Pelo menos até o momento esta é a estratégia do Google. Ele não dá a possibilidade de você ter um pino personalizado por tempo indeterminado, mas tão somente durar a sua campanha de anúncios pagos para destacar-se no Google Maps.
Além desse fato, os pinos podem ser configurados de modo diferente entre as versões Desktop (computador) e no celular, como no exemplo abaixo:

Pins personalizados são sinalizados como anúncios no Mapa
Quando você clica no negócio com o pin de marca personalizado, você vê um anúncio no painel geral do Maps. Assim o usuário sabe que aquela marca está ali sob a forma de anunciante no Google.
E você, já investiu na sua marca para conquistar mais clientes e ser exibido pelo Google?