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Corrigir erros automáticos no Google
Nem sempre o Google acerta no que faz. Por vezes, é possível que alguns dados da sua empresa tenham sido atualizados automaticamente no Google Meu Negócio e sejam exibidos com informações erradas.
É comum que o Google altere algumas informações que você tenha colocado na ficha do seu negócio; ou que ele não deixe você alterá-las de acordo com a sua vontade. Ainda que o Google tenha “corrigido” ou excluído alguns fatos sobre a sua empresa, a emenda pode sair pior do que o soneto! Porque o Google também erra.
Como resultado infeliz dessas alterações automáticas o seu negócio fica com a ficha do Google cheia de informações incorretas e bagunçadas.
O risco é algum potencial cliente se deparar com um erro no seu perfil e você perder a chance de fazer a venda. Ou pior, não fazer a venda e ainda ouvir reclamação por uma situação que você não tem a mínima culpa!
Como você corrige essas informações erradas mostradas no Google?
O Google começou mais frequentemente a substituir ou a remover automaticamente informações antigas no painel de controle Google Meu Negócio. Quando o sistema percebe certa inatividade e diferença entre as informações coletadas na internet, ele busca editar o que possa estar errado.
Como exemplo dessas atualizações automáticas, você talvez tenha percebido que o Google às vezes diz que o seu negócio estará fechado em determinado feriado. Normalmente isso acontece porque você esqueceu de atualizar os seus horários no perfil GMN, então ele supõe que vocês não irão funcionar no feriado.
Além de rejeitar auto-edições sugeridas pelo Google, o que você deve fazer quando o Google continua a substituir a sua informação por conta própria?
Ter um site é importante para o Google Meu Negócio
Com a chegada do Covid-19 e os frequentes lockdowns, o Google lançou a proposta de transformar as páginas/fichas do Google Meu Negócio em centros de informação tão úteis como os próprios sites das empresas.
Sugiro que atualize a sua página atrelada ao perfil do GMN – provavelmente a Home – com a informação que gostaria de incluir e administrar via painel do Google Meu Negócio.
O Google lê e indexa a informação de algum canto da internet; esse lugar muito possivelmente é a home da sua página oficial.
Se o objetivo de longo prazo do Google realmente for tornar desnecessário que os clientes visitem os sites das empresas para obterem informações completas, então faz sentido que a primeira fonte de informação que o Google busca sejam as informações que você mesmo dá em seu site.
Em outras palavras: informe na página principal do seu site oficial as informações que você gostaria que fossem lidas e atualizadas no seu perfil GMN.
Atenção: Alguns sites de negócios têm infinitas páginas ou não são tão receptivos ao robozinho rastreador do Google (Google Bot). Por isso, também faz sentido imaginar que os esforços do Google sejam concentrados principalmente na página inicial ou somente na URL informada na sua ficha GMN.
Seja literal! O Google precisa ser ensinado
Se o Google está editando o seu nome automaticamente e te causando problemas, assegure-se de que o nome desejado conste na sua página oficial, bem como perfil do Facebook, Instagram etc.
Se o Google está editando as categorias do seu negócio ou os serviços oferecidos, adicione um bloco de serviços e suas categorias diretamente no seu site, idealmente com um link onde você descreve cada serviço. Aliás, essa é uma estratégia de SEO que é aconselhável de uma forma geral!
Se o Google está rejeitando certas cidades ou regiões em sua “área de serviço”, mencione esses lugares em sua página, pode até mesmo ser no rodapé (footer).
E por aí se segue…
Atualizações essenciais para Google Meu Negócio
Atualizar a página principal do seu site é a melhor maneira de frear as auto-atualizações erradas do Google nos em campos relevantes exibidos na sua ficha do Google Meu Negócio:
- Nome
- Categorias
- Área de cobertura
- Agendamentos
- Serviços
Apesar de ser importantíssimo manter a ficha atualizada e dizer ao Google sobre as verdadeiras informações a exibir na sua ficha, nem sempre isso é uma garantia de que tudo corra bem.
Infelizmente há muitas ações que podem ser tomadas para prejudicar a sua ficha, seja por concorrentes ou usuários mal intencionados.
Considerações finais
Como você leu tudo até aqui, vou te dar mais uma informação importante e que vale ouro.
Ao trabalhar na melhoria da sua página inicial para facilitar a leitura pelo Google Meu Negócio você também pode se beneficiar da inteligência do SEO para mostrar os seus serviços para mais clientes. Como isso?
De forma bem simples, você deve editar e adicionar mais termos de pesquisa que seus clientes estão mais propensos a buscar. Desta forma você consegue ser exibido para mais buscas e mais resultados orgânicos.
De toda forma, a chave é: mantenha o seu site atualizado!
Já passou por algum problema de informação errada no Google?
O que fez para resolver funcionou? Conta aí pra gente!