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O que o seu negócio local precisa para aparecer
As buscas pelo termo “perto de mim” explodiram 100% em relação ao ano passado.
O que isso significa?
Significa que os interesses e as vendas locais estão mais fortes do que nunca!
Onde você e o seu negócio se enquadram nessas buscas dos clientes?
É mais do que sabido que os lockdowns e restrições ao comércio local impostas pela pandemia de Covid-19 impulsionaram o comércio eletrônico durante 2020. Mas muito além dos grandes vendedores globais e ecommerces, os negócios locais também precisaram se planejar para sobreviver neste cenário desafiador.
Até mesmo gigantes como Google, Facebook, Instagram, Waze e outros aplicativos lançaram programas novos e mudaram seus produtos para ajudar as empresas locais durante a pandemia.
Por exemplo, Google Meu Negócio realizou inúmeras atualizações e mudanças só neste ano, como a criação de um programa de consultores de pequenas empresas para melhorar o conhecimento e a utilização do seu potencial.
Consumidores cautelosos e focados no que precisam
Para se ter uma melhor noção do que o Google pensa que os varejistas (grandes e pequenos) podem e devem fazer agora para maximizar as vendas locais, Reena Nadkarni, chefe da Gestão de Produtos e Anúncios Locais do Google dá algumas informações valiosas:
“A maioria dos compradores agora planeja com antecedência sobre quando e onde fazer compras”, disse Nadkarni.
Isso importa no planejamento de um pagamento sem contato físico, retirada rápida de mercadorias, estoque de produtos atualizado em tempo real, horários de funcionamento precisos, sistemas de delivery, entre tantas outras soluções.
“Eles [os consumidores] querem se sentir seguros; estão tentando evitar multidões”, observou Nadkarni
Veja esta série de pesquisas e dados de pesquisa do Google 2020:
- 80% dos compradores vão buscar informações sobre compras para fazer ‘menos viagens’ [idas ao ponto físico] do que nos anos anteriores.
- As buscas por “Perto de mim” cresceram globalmente em mais de 100% desde o ano passado.
- 67% dos compradores planejam confirmar on-line que um item desejado está em estoque antes de ir comprá-lo pessoalmente.
Estoque de produtos online
Quase 70% dos consumidores querem garantias de que o produto buscado está disponível no estoque antes de realizarem o deslocamento até a loja (ou comprar on-line para retirada). A solução para esta demanda dos clientes é um inventário de produtos em tempo real.
Grandes varejistas podem ter seu inventário on-line com um estoque de produtos locais através do Google Merchant Center. Esse inventário pode então ser apresentado em Anúncios Locais que indiquem se o item está em estoque e disponível para retirada — ou se estará disponível em alguns dias.
Porém nem sempre esta solução está ao alcance dos pequenos negócios locais. No entanto, o Google já trabalha na possibilidade de permitir a manutenção e exibição online de inventário de produtos na ficha do Google Meu Negócio. A novidade está no forno e pode ser a próxima novidade da empresa!
A nova tecnologia usa um pequeno e barato dispositivo conectado a um leitor de código de barras no ponto de venda, na loja em si. A ideia é que seja de fácil utilização e gere pouco esforço por parte do proprietário da empresa, sendo integrável com vários sistemas de venda atuais.
Anúncios locais fazem toda a diferença
Além do controle de um inventário local em tempo real, Nadkarni apontou para a importância das campanhas de anúncios locais feitas nas plataformas do Google. É possível anunciar na página de busca, nos mapas e em sites parceiros. Desta forma, o empresário pode “destacar os produtos disponíveis em sua loja, os disponíveis para retirada, fornecer informações atualizações de saúde e segurança, promoções especiais e mudanças importantes nas lojas locais.”
O principal objetivo das campanhas de anúncios locais é impulsionar as vendas offline.
Opções de divulgação e crescimento para “empresas muito pequenas”
A maioria dos negócios nos caem em uma categoria que alguns chamam de “empresas muito pequenas” (VSB, em inglês – very small business). Para se ter uma ideia, cerca de 90% das empresas verificadas no Google Meu Negócio atendem em apenas um local.
Se você e o seu negócio estão enquadrados como uma pequena empresa local, precisa agir para manter-se vivo e operante! Caso você não consiga migrar parte das vendas locais e físicas por transações on-line, Nadkarni novamente recomenda campanhas de divulgação com foco no mercado consumidor local.
Ainda que a sua empresa não possa fazer um grande investimento em marketing, há algo que pode ser feito por conta própria. Nadkarni aconselha que eles aproveitem as múltiplas funcionalidades gratuitas do Google Meu Negócio:
- Ficha completa no Google Meu Negócio (incluindo imagens e tour 360);
- Atributos relevantes ao negócio;
- Publicar mensagens informativas sobre funcionamento na pandemia;
- Informações relativas ao inventário e disponibilidade do produto (se possível);
- Atualizar regularmente as horas e dias de funcionamento.
Finalmente, é fundamental para as empresas de todos os tamanhos gerenciar ativamente suas reputações no Google e em outras plataformas de revisão.
O que você pode fazer agora?
Seria maldade demais escrever um texto com recomendações valiosas e te deixar na mão sobre como você pode implementá-las no seu negócio.
É claro que a gente não faria isso com você, amigo e amiga empresário e empresária. Sabemos o quanto o negócio local é importante para movimentar a economia do país e gerar emprego e VIDAS.
Para isso abastecemos nosso site com informações e tutoriais valiosos sobre como você pode melhorar a divulgação do seu comércio local, tudo de forma simples e prática.
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O sucesso é alcançado quando você age.