Conteúdo
Adicionar fotos no Google Meu Negócio ajuda sua empresa a aparecer mais? [Estudo de caso]
É comum ver profissionais de marketing recomendando que sejam adicionadas fotos constantemente à sua ficha do Google Meu Negócio, porque isso ajuda uma empresa a ter uma classificação mais elevada nos resultados locais e, consequentemente, aparecer para mais clientes. A maioria das pessoas diz que é porque o Google gosta de conteúdo “novo” ou “recente”. Será?
O Estudo de Caso
Para este teste, foram escolhidas quatro perfis diferentes do Google Meu Negóci, em vários nichos de atuação: dermatologista, automação residencial, jardinagem e revendedor de automóveis. Nos perfil foram adicionadas fotos de itens específicos aos seus produtos.
- Para a empresa de jardinagem foram adicionadas fotos de gramados, hera venenosa, tratamento contra mosquitos, cobertura, grama sendo pulverizada e pragas na grama; a partir daí foi rastreada a classificação nos resultados locais para essas palavras-chave específicas por cerca de 2 meses.
- Para a empresa de automação residencial, adição de fotos da iluminação inteligente e cortinas motorizadas; na sequência foi rastreada a classificação dessas palavras-chave relacionadas ao longo de uma semana.
- Para o dermatologista, adição de fotos com marcas de Botox; em seguida, acompanhamento da classificação dessas palavras-chave ao longo de vários meses.
- Para o revendedor de automóveis, fotos das várias marcas de pneus de venda e rastreamento da classificação para palavras-chave relacionadas a pneus por um mês.
Em todos os casos, não foi percebida nenhuma alteração mensurável nas classificações a partir da adição das fotos.
Outra descoberta foi que, onde o Google exibia um pacote de imagens, em muitos casos, nem mesmo eram exibidas as foto que eram recentemente adicionadas.
Adicionar fotos no site do Google Meu Negócio
Em seguida, foi testado o que aconteceria ao adicionar fotos ao site website linkado ao perfil do Google Meu Negócio. Vamos focar no exemplo do revendedor de automóveis, pois em nenhum local do site deles havia menção à venda de pneus.
Foram adicionadas várias fotos de pneus à página do site para o qual a listagem do Google estava vinculada e o resultado veio em alguns dias.
A empresa começou a melhorar sua classificação na busca e já aparecia em 3 das diferentes palavras-chave de pneus rastreadas nos testes. Não foi uma grande melhoria, mas já foi possível ver a classificação para uma das palavras-chave de “pneus” subir no rankeamento.

Outro ponto interessante foi que os resultados da pesquisa agora mostravam a justificativa do Google para exibição do perfil por eles terem a palavra-chave mencionada no website.
Aqui foi onde a mágica aconteceu…
O único lugar em que essas palavras-chave foram mencionadas no site foi no texto alternativo das fotos adicionadas. O teste foi repetido em outro site e observada a mesma coisa!
Com base nesta observação, a gente pode concluir que o texto alternativo tem um impacto mínimo na classificação nos resultados locais.
Considerações finais
Mais um mito quebrado! Em resumo, de acordo com o estudo de caso realizado pelo Sterling Sky :
- Adicionar fotos a uma ficha do Google Meu Negócio não teve impacto mensurável na classificação nos resultados de pesquisa de pacotes locais.
- Os resultados da pesquisa não mostraram as fotos que adicionamos e, muitas vezes, padronizamos como a foto da capa.
- Adicionar fotos à página vinculada ao perfil do GMN afetou a classificação devido ao texto alternativo na foto.
Fonte [1]