O funil de marketing – há quanto tempo você está errando?
Você já ouvir falar de um site chamado Google… certo? 🙂
O buscador têm acesso a enormes quantidades de dados sobre o comportamento do consumidor (incluindo o seu!). O quê procuramos, quando procuramos, em qual dispositivo interagimos, com que frequência as mesmas coisas ou coisas semelhantes são buscadas e como é nossa ‘jornada’ até fazer uma compra. Desde o início até a hora de fechar o carrinho!
O Google divulgou recentemente informações coletadas de um estudo de seis meses sobre a jornada do consumidor. Eles analisaram o fluxo de dados e cliques de milhares de usuários e descobriram que não há duas jornadas de clientes exatamente iguais! Na verdade, ainda que dentro da mesma categoria, o caminho de cada consumidor até a compra toma várias formas.
O que essa conclusão significa para as empresas que tentam construir um funil de marketing para atingir os consumidores? Você pode ler o artigo completo do Google aqui, mas, em resumo: esqueça (quase) tudo o que aprendeu sobre funil de marketing!
Principais mudanças na nova jornada do consumidor
Aqui estão algumas dicas importantes extraídas do artigo:
- Nenhuma jornada de compra de dois clientes é exatamente a mesma.
- A maioria das pessoas não está seguindo um caminho linear da consciência para a consideração de compra.
- O negócio que é capaz de permanecer no radar do cliente de forma consistente e com vários pontos de contato durante toda a jornada de compra, acaba ganhando o cliente.
- No que diz respeito à alocação de verba, vale mais a pena pensar em frequência do que em alcance. Anunciar com frequência é diferente (e melhor!) do que anunciar frequentemente. Frequência significa alcançar o mesmo cliente em potencial muitas vezes durante a jornada de compra: TV, Pesquisa, Site, sites de review, YouTube, Facebook, Remarketing etc.são pontos de contato.
- Estar disponível quando e onde seus clientes estão procurando é fundamental.
- Ser visto é diferente de ser encontrado! Se você quiser só ser VISTO, compre dez outdoors grandes na estrada mais movimentada da sua cidade… ou comerciais no horário nobre da televisão. Mas, se você quiser ser ENCONTRADO quando seus clientes em potencial estiverem procurando por produtos ou serviços on-line, você precisará escolher com cuidado as formas mais eficientes de obter essa visibilidade e retorno (uma estratégia de SEO cai bem nessas horas).
Como aparecer para o seu público?
Ainda segundo o Google,
hoje, as pessoas não estão mais seguindo um caminho linear da conscientização para a consideração da compra. Eles estão estreitando e ampliando sua consideração em momentos únicos e imprevisíveis. As pessoas recorrem aos seus dispositivos para obter respostas imediatas. E toda vez que o fazem, expressam intenção e reformulam o funil de marketing tradicional ao longo do caminho.
As pessoas podem procurar por uma marca, ou uma categoria mais ampla, perguntar aos colegas em redes sociais, assistir a um vídeo no Youtube ou vlog de produtos, restringir a pesquisa, observar marcas competitivas e ter mais 5 ou 50 etapas antes de concluir uma compra. O grande achado em relação a tráfego de consumo é que você precisa estar em contato com os consumidores por várias vezes ao longo da jornada se quiser ter chance de estar lá quando o público finalmente se decidir!
Finalmente, o Google sugere que todos nós nos certifiquemos de que essas três coisas estejam acontecendo:
- Alinhamento : Veja como seu marketing está alinhado com a forma pela qual você deseja que sua empresa seja percebida; o que você deseja; qual é o seu resultado esperado ou meta de negócios (preenchimento de formulário, chamada telefônica, venda on-line, visita à loja, percepção de marca).
- Marketing desperdiçado : conheça seu cliente! conheça seu cliente! conheça seu cliente! Sim, três vezes (ou mais). Nunca tire algo da sua cabeça por simplesmente achar genial. Você não vende para você, vende para outras pessoas. Saia do marketing para as massas e segmente seus melhores clientes potenciais. Saiba o que eles querem e resolva os seus problemas em especial. Pare de tentar vender ‘qualquer coisa pra todo mundo’.
- Automação : automatize o máximo possível. A velocidade e a dinâmica são a essência no mercado de hoje. Automatizar tarefas a partir de machine learning é melhor, mais rápido e mais preciso do que a entrada e tomada manual de informações.
Precisa de ajuda para recalibrar seu funil de marketing? Você sabe como fazer correções no meio do caminho na hora? Você tem acesso às ferramentas e plataformas necessárias para posicionar ou comercializar ou praticar no caminho de seu segmento de cliente ou paciente mais lucrativo?