Google Meu Negócio poderia desviar pedidos dos restaurantes
Um grupo de restaurantes da Flórida diz que o Google está pegando os pedidos dos clientes e enviando-os para uma “vitrine on-line não autorizada”.
Em 2020, a Forbes informou que o Google recebe mais de 1 bilhão de pesquisas por restaurantes a cada mês, levando-o a adicionar novos recursos, como classificações por estrelas, fotos de pratos populares e parcerias com plataformas de entrega.
Tudo isso supostamente para ajudar os comerciantes, mas um grupo de restaurantes afirma que o Google está sequestrando seus pedidos. Como assim?!
A Left Field Holdings opera a Lime Fresh Mexican Grill, uma cadeia fast-casual na Flórida. A Left Field está processando o Google, alegando que engana os clientes por meio de uma “vitrine on-line não autorizada”.
Como funciona:
- Os clientes pesquisam um restaurante no Google (sim, como você e seus clientes sempre fazem)
- Um perfil comercial aparece à esquerda com um grande botão azul “Pedir Online”
- O botão leva a uma página onde aplicativos de terceiros como iFood e Rappi são destaques, enquanto o próprio site do restaurante aparece como um link simples

A reclamação é a de que o Google faz isso sem permissão, enganando os clientes e levando-os a fazer pedidos com serviços de entrega, não no próprio restaurante. Assim, diminuindo a margem de lucro dos restaurantes, em razão das comissões pagas aos apps terceiros.
O Google discorda e se defende
O Google diz não receber nenhuma compensação dos apps de comida terceiros, que existe apenas para que os clientes possam fazer pedidos facilmente em restaurantes que permitem delivery. Ainda, de acordo com a página de suporte do Google, o botão está disponível para qualquer restaurante que aceite pedidos de terceiros e os restaurantes podem definir preferências ou desativá-lo.
Mas se os restaurantes não fizerem nada, o Google parece configurar uma página padrão.
Porque isso importa
Aplicativos de terceiros cobram comissões de até 30% do valor do pedido. Em meio à pandemia, quando os restaurantes só podiam fazer entregas, várias cidades tiveram que limitar essas taxas para ajudar os empresários em dificuldades.
A reclamação do restaurante mexicano Lime Fresh alega que os restaurantes costumam fazer parceria com aplicativos na esperança de que os clientes os descubram e comecem a fazer pedidos diretamente. Aliás, esse é o grande pulo do gato no aumento das receitas dos estabelecimentos!
O Lime Fresh, por exemplo, tem seu próprio sistema de pedidos, com ele não incorre em taxas para retirad. Mas também faz parceria com app terceiro para a entrega por uma taxa fixa mais baixa. Ainda assim, perde dinheiro se você usar um aplicativo, e é aí que está o problema.
Já percebeu isso acontecer antes?
Tem um restaurante e já percebeu como as taxas de entrega dos apps podem diminuir os seus ganhos ou você já aprendeu a se aliar aos apps?
De todo modo, saber usar o Google Meu Negócio e aparecer para o cliente quando ele procura pelo seu produto ou serviço é fundamental. Sem isso, você pode fazer a melhor comida do mundo, mas ela infelizmente vai ficar restrita a sua cozinha.
Precisa de ajuda para melhorar sua divulgação paga ou gratuita no Google? Chama a gente!