Em uma área geográfica delimitada, é indicado que uma empresa local almeje uma melhor classificação em pesquisas direcionadas para essa área. Isso se reverte em mais pessoas conhecendo o negócio e, por consequência, mais chances de vendas e lucro.
A localização geográfica de um usuário do Google afeta o que o buscador mostra na página de resultados da pesquisa.
No entanto, o Google pode funcionar melhor se sabe onde a empresa está localizada e quais serviços a empresa oferece. Aí entra uma ajudinha e informação extra! Quais são as maneiras de melhorar a visibilidade do seu negócio para uma busca local? Aqui estão quatro dicas fáceis e que dão resultado prático:
Conteúdo
- 1 1. Otimizar o conteúdo da página
- 2 2. Conta no Google Meu Negócio
- 3 3. Adicionar informações estruturadas a uma página da web
- 4 4. Gerir backlinks
- 5 5. Atualizar as informações do seu negócio no Google
- 6 6. Tenha fotos no seu perfil do Google Meu Negócio
- 7 7. Responda perguntas antes que elas sejam feitas!
1. Otimizar o conteúdo da página
É importante começar um negócio já com um levantamento (e posicionamento na estrutura interna) de palavras-chave importantes em um site. A colocação de palavras-chave corretamente segmentada informa ao Google onde a página está sendo exibida. Para melhorar a visibilidade do seu mecanismo de pesquisa local, é importante usar um termo de pesquisa e um local de negócio de modo hierarquizado. Mais ou menos assim:
- Tag do título da página
- URL da página
- Título da Página H1
- Texto do conteúdo da página
- Imagens da página em textos ALT
Não entendeu direito? Bem, talvez seja a hora de ler um pouco sobre SEO e como isso pode te ajudar a alcançar os objetivos do seu negócio de uma forma mais inteligente e planejada.
2. Conta no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio (GMN) é um serviço fornecido pelo Google para empresas locais, que podem divulgar contatos comerciais, imagens e muito mais. A conta do GMN também permite que o local da sua empresa seja exibido no Serviço de mapas do Google. Falamos especificamente sobre o GMN nestes posts.
As avaliações feitas pelos clientes no GMN têm impacto sobre a classificação nos resultados de pesquisa locais. Além disso, quando você pesquisa algo, o Google exibe mais facilmente uma empresa com boas avaliações do que alguém com críticas negativas ou sem comentários.
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3. Adicionar informações estruturadas a uma página da web
Os mecanismos de pesquisa podem ajudá-lo a entender o conteúdo do seu site a partir de informações estruturadas. Os dados estruturados podem ser usados para obter campos adicionais sobre o conteúdo do site na página de resultados de pesquisa do Google.
Por exemplo, um restaurante pode compartilhar o horário de funcionamento ou os preços das refeições por meio de informações estruturadas inseridas em seu site, para que isso apareça diretamente na página de resultados de pesquisa do Google.
Sem a estruturação de dados, os mecanismos de pesquisa podem ter alguma dificuldade para interpretar o conteúdo do site com precisão suficiente.
4. Gerir backlinks
Por último, mas não menos importante, o posicionamento do mecanismo de pesquisa também é afetado pela qualidade (coerência) e quantidade de links para o seu negócio.
A criação estruturada de links é uma etapa complexa e não haveria como explicar profundamente as técnicas neste post. No entanto, os links podem ser obtidos por vários meios: use seus próprios contatos, mídias sociais, blogs etc. O conteúdo do site e a qualidade crescente dele facilitam a sua obtenção natural de links com o tempo, mas você também deve considerar outras maneiras de obtê-los, como cadastros em listas e diretórios locais.
Seu site está na frente dos concorrentes nos resultados de pesquisa do Google? Se você precisar de ajuda com otimização de sites, entre em contato!
5. Atualizar as informações do seu negócio no Google
Uma das melhores maneiras de otimizar sua listagem do Google é bastante óbvia: mantê-la atualizada.
No mínimo, certifique-se de que as seguintes informações estejam sempre corretas:
- Nome
- Endereço
- Número de Telefone
- Website
- Descrição
- Categoria
- Atributos
Como uma empresa, você deve exibir informações de contato para facilitar a vida dos clientes, caso eles queiram se comunicar. Preencher todas as informações corretamente também serve como um reforço para que o Google te exiba para mais pessoas.
Fizemos um post completo te ensinando como editar as principais informações do Google Meu Negócio.
Um endereço correto ajuda os clientes a se aproximarem rapidamente de sua área de atendimento. Se eles não conseguirem encontrá-lo de imediato, provavelmente irão procurar um concorrente.
Manter seu número de telefone, horário de trabalho e categorias de produtos atualizados é essencial para atrair clientes potenciais. Em média, os detalhes de uma empresa aparecem por mês até 1.009 vezes nos resultados de busca.
6. Tenha fotos no seu perfil do Google Meu Negócio
Sua ficha de cadastro no Google Meu Negócio é o lugar perfeito para mostrar seus produtos e serviços, utilizando imagens, vídeos e visitas em 360 para promover o seu negócio
Depois de confirmar que você é o dono do local, é possível exibir uma combinação de fotos onde você esteja marcado, ou seja, não só você pode disponibilizar as fotos da sua empresa, mas também os clientes podem gerar esta mídia para você.
Um estudo mostra que empresas de pequenos negócios usam em média 11 fotos em seus perfis, mas há muitas empresas na Google Meu Negócio com centenas a mais! Além disso, não se esqueça de colocar um logotipo ou uma foto de capa de sua marca.
Os resultados da pesquisa do Google para sua marca e palavras-chave exibirão imagens e vídeos com o maior número de visualizações.
Ao carregar as fotos, tente manter o tamanho do arquivo entre 10KB e 5MB e use os formatos PNG ou JPG.
Aqui estão os melhores tamanhos de imagem do Google Meu Negócio para você usar:
Imagem de perfil – 250 x 250 pixels
Foto da capa – 1080 x 608 pixels
Imagens compartilhadas – 497 x 373 pixels
7. Responda perguntas antes que elas sejam feitas!
Você não precisa ser nenhum mágico para saber que muitas das perguntas que os clientes fazem se repetem diariamente, certo? Responder sempre as mesmas perguntas toma o seu tempo e deixa o cliente impaciente, quando poderia ser informado logo de início.
Por isso o Google Meu Negócio tem com uma ferramenta de FAQ (Perguntas Mais Frequentes).
Nela você pode antecipar e esclarecer dúvidas que as pessoas têm sobre os seus negócios.
Crie uma seção de FAQ online para facilitar seus clientes (e economizar o seu tempo e o de sua equipe)
Um exemplo prático acontece com a oferta de serviços. É bastante comum que os clientes perguntem se a empresa atende em determinada região da cidade. Você, como dono ou gerente do local, já pode antecipar esta pergunta e deixá-la respondida em seu perfil.